Devo esquentar o café no microondas?

Devo esquentar o café no microondas?

conversando

Todo mundo já passou por isso: você prepara um café, se distrai com alguma tarefa do cotidiano e o café naturalmente esfria.

Apesar de algumas pessoas apreciarem cafés gelados, como o cold brew, preparar um café quente e deixa-lo exposto ao tempo leva a mudanças irreversíveis de sabor e aroma. 

Um café com acidez e notas aromáticas complexas vai perdendo suas características ao longo do tempo e o contato com o ar gera a oxidação da bebida, que criará sabores rançosos na xícara.
Estes compostos aromáticos do café são altamente voláteis e, uma vez perdidas, estas características sensoriais originais não podem ser recuperadas.

'Ok, mas eu só queria um café quentinho' você está pensando: Então, eu posso esquentar o café no microondas?

Se o caso for apenas pela sensação de conforto em apreciar a bebida quente, então a resposta é sim. 
O forno microondas funciona, basicamente, agitando as moléculas de água presentes dentro dos alimentos e essa agitação gera o calor.

Mas, se a idéia for disfrutar de um café saboroso, saiba que, além das nuances perdidas e a oxidação, este café reaquecido poderá parecer mais amargo do que da primeira vez em seu paladar.
Isto se deve principalmente à percepção do nosso paladar com relação aos sabores, que pode ser potencializada com o calor da bebida, mas também ao fato do reaquecimento desencadear a quebra de ácidos clorogênicos já presentes no café, que aumentarão a concentração de compostos responsáveis pela sensação de amargor em nosso palato.

Resumindo, por motivos de praticidade e/ou falta de tempo não há problema em reaquecer o café no microondas, mas caso esta seja uma constante na sua rotina, considere preparar quantidades menores de café e seu paladar agradecerá.

 


Post anterior Post seguinte


Deixe um comentário

 
Carregando Ambiente Seguro