#1 FAQ – Ou: Perguntas que nos fazem sempre

#1 FAQ – Ou: Perguntas que nos fazem sempre

conversando

Café é um misto de ciência e arte e ambos podem ser difíceis de se entender. 
A sessões de FAQ são um espaço pra tentarmos esclarecer algumas dúvidas comuns e deixar o mundo dos cafés especiais mais pra café do que pra especial (ou esnobe, risos). 

 

 

 

'Nos pacotinhos brancos vocês escrevem termos como 'chocolate, nozes, caramelo'. Vocês colocam aromatizantes nos seus cafés?' 

 

Jamais (risos). 
Esses termos fazem referência as nuances que cada café apresenta, eles tem sabores que lembram essas coisas, mas juramos que só tem café (e café bom) dentro de cada pacotinho. 

 

'O que faz os cafés terem sabores diferentes uns dos outros?' 

 

Bom, café cresce em lugares diferentes pelo mundo todo e, comos lugares e as pessoas são diferentes entre si, o resultado também acaba sendo – e a gente acha divertido estudar sobre essas diferenças e, sobretudo, beber. *Nós falamos um pouco mais sobre o tal do 'terroir' aqui. 

 

  

'Qual o fator mais importante para determinar o sabor do café?' 

 

Produzir café de qualidade é sobre muita coisa, impossível reduzir a uma coisa só.  Muito do marketing das torrefações e cafeterias hoje em dia é feita em cima da variedade da planta, talvez para tentar equiparar a indústria do café com a bem-sucedida indústria do vinho, mas, apesar de terem muito em comum, produzir café e produzir vinho são coisas bem diferentes. 

Claro, solo, clima importam, mas  eu diria que o esforço humano em conceber e conduzir um processo de colher e transformar a fruta madura em algo como o café especial é algo realmente extraordinário. 

 

'Qual o melhor café do mundo?'  

 

Responder 'Depende de quem bebe (risos)' seria dizer que é uma questão subjetiva. 

Agora a resposta objetiva e/ou factual é: depende. 

Existem meios técnicos e protocolos para se avaliar a qualidade de um café e, a maioria dos melhores lotes do mundo atingem pontuações muito similares. 
Além disso, cafés são muito sensíveis, é melhor não pressioná-los (risos, de novo). 

 

'De onde vocês trazem seus cafés?'  
 

Do Brasil inteiro (e as vezes de outros lugares do mundo). 
Nós temos uma rede muito legal de contatos em várias das regiões produtoras de café e queremos trazer um pedacinho de cada um desses lugares para compartilhar dessa diferença entre eles. 
Cada lote conta uma história e carrega sabores característicos de seus locais de origem, por isso buscamos uma diversidade tão grande de origens.

 

 


Post anterior Post seguinte


Deixe um comentário

 
Carregando Ambiente Seguro