Deixe seu café descansar - Armazenar café em casa

Deixe seu café descansar

experimentando

Aqui no Catarina nós fazemos o possível e o impossível para entregar sempre os cafés fresquinhos na sua mão, ou seja, muito próximos de sua data de torra, afinal, café é um alimento e ninguém gosta de ir na feira e comprar comida passada. 

 
No entanto, existe um período de descanso que pode ser benéfico para o sabor do café na xícara - assim como também te faz bem tirar umas férias de vez em quando, risos. 

 

'Como assim? Vocês entregam o café fresco e eu tenho que beber ele velho?'  

 

Assim, um café mal armazenado ou com 40-50 dias da torra não vai te proporcionar uma experiência muito agradável na xícara. Neste ponto é provável que ele perca a maior parte de seus voláteis aromáticos e já mostre sinais de oxidação - 'pobrinho e ranço'. 

 

Contudo o café em seus primeiros momentos e dias após a torra também não costuma ser saboroso: durante o processo de torra os grãos perdem umidade em forma de vapor, formando 'bolsões' de gás carbônico dentro deles. 

 

'Nossa mas como isso afeta o sensorial do meu café?' 

Imagine que você foi a um restaurante e pediu um prato, digamos de um risotto, um prato que saiu da cozinha tão quente que é impossível sentir seu sabor na primeira garfada. 

É mais-ou-menos que funciona com o café nos primeiros dias: o conteúdo de CO2 inibe nossa percepção de sabor na bebida - além de deixar uma sensação adstringente na língua. 

 

Com o passar dos dias, o café vai perdendo o excesso de gás para o ambiente e 'se abrindo' lentamente, aumentando sua complexidade sensorial. 

 

Não existe uma fórmula mágica para determinar o tempo necessário de descanso ideal, varia de acordo com cada café. 

Nós preferimos dar um descanso de 4-15 dias para os nossos coados e de pelo menos 3-7 dias para nossos espressos na cafeteria. 
Além disso, o café muda conforme interaje com o ambiente, alguns cafés atinge seu auge com cerca de 15-20 dias depois da torra – especialmente com os lotes processados via fermentação induzida. 
 

Mais do que te dizer quando beber seu café, nós queremos sugerir que você curta cada nuance dele como quem observa uma criança crescendo, sabendo que cada momento jamais voltará. 

 

Obs. O descanso do café deve ser feito em um ambiente com o minímo de contato com oxigênio e livre de umidade, caso contrário nada disso que a gente falou funcionará.


Post anterior Post seguinte


  • zenunege em

    http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/ – Buy Amoxicillin Online Amoxicillin Without Prescription kjr.eboj.catarinacoffeeandlove.com.wry.qv http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/

  • ozitewe em

    http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/ – Amoxicillin Amoxicillin 500mg Capsules nhq.kqod.catarinacoffeeandlove.com.qxn.tk http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/

  • asaovulomow em

    http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/ – Amoxicillin 500 Mg Dosage Amoxicillin vht.kewn.catarinacoffeeandlove.com.har.xb http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/

  • eigebomo em

    http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/ – Amoxil Dose For 55 Pounds 18 gqz.lhhc.catarinacoffeeandlove.com.iib.fh http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/


Deixe um comentário

 
Carregando Ambiente Seguro